Visando atualizar as práticas e conhecimentos sobre prevenção ao uso de drogas, a Secretaria de Estado de Justiça (Seju), por meio da Cenpren (Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Droga), participa do 8º Congresso Internacional Freemind, que acontece até o dia 2 de dezembro, no Centro de Convenções do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O evento é uma oportunidade de discutir as iniciativas de enfrentamento aos problemas relacionados ao uso dessas substâncias.
Almir Santos, coordenador da Cenpren, destaca a importância da participação no evento para o trabalho da Coordenadoria. "A proposta do congresso dialoga diretamente com a missão da Cenpren, visto que são apresentados recortes, conteúdos e painéis que abordam justamente aquilo que é o nosso principal objetivo de ação na Seju, que é a prevenção e redução de danos quanto ao uso de entorpecentes, com foco em práticas com base em evidências científicas".
Com o tema "Prevenção, Tratamento e Reinserção Social ao Uso de Substâncias - Juntos transformando destinos", o congresso traz palestrantes nacionais e internacionais, que para Almir, é uma experiência muito importante. "Com isso, conseguimos situar nosso trabalho no cenário nacional, porque temos condição de comparar as nossas práticas e dessa forma fazer uma autoavaliação dos nossos processos", avalia.
A assistente social Marisa Nogueira observou os impactos positivos em sua atuação. "Eu trabalho com a questão da prevenção no uso e abuso de drogas no município de Ananindeua. Essa é uma oportunidade muito positiva para a nossa prática profissional, principalmente para tratar de prevenção. São apresentadas abordagens e técnicas novas do Brasil e do exterior que nós podemos estudar para desenvolver mais as políticas públicas sobre o tema no nosso estado".
A Cenpren realiza o planejamento e a execução de políticas públicas voltadas à educação, fomento de campanhas estaduais, capacitação de agentes multiplicadores, atendimento psicossocial, oficinas e atividades culturais, técnicas e esportivas voltadas à prevenção e redução de danos do consumo de álcool e outras drogas. Além de gerenciar a Coordenadoria, a Seju ainda preside o Conselho Estadual sobre Drogas (Coned), voltado à articulação de políticas sobre tratamento e prevenção ao uso de entorpecentes no Pará.