Seju nas Escolas

O projeto Seju nas Escolas é executado pela Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos do Consumos de Drogas (Cenpren/Seju) e se alinha com a Política Nacional de Prevenção às Drogas. A iniciativa reconhece a importância da abordagem positiva e socioemocional para construir uma base sólida na prevenção ao uso de substâncias psicoativas,  não apenas informando sobre os riscos, mas também desenvolvendo habilidades socioemocionais que fortaleçam os indivíduos contra pressões externas para o consumo de drogas.

 


Este modelo de projeto começou a ser construído ao longo de 2023, sendo fruto de diálogos; experiências in loco e assessoramento técnico especializado na área de educação e prevenção. É fundamental a parceria com as Diretorias Regionais de Ensino da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que contribui para a aplicação do projeto.

 

Objetivos:


- Promover a conscientização sobre os riscos associados ao consumo de drogas, integrando os princípios da Educação Positiva e habilidades socioemocionais;


- Capacitar professores e equipe técnica nas abordagens mais eficazes de prevenção, com foco em Educação Positiva e estratégias socioemocionais;


- Implementar acompanhamento de projeto de vida previsto no currículo nacional nas escolas, visando o desenvolvimento pessoal e a construção de metas de vida;


- Realizar palestras para alunos e comunidade escolar, abordando temas relacionados à prevenção, práticas de vida saudável.

 

Metodologia:


- Formação Continuada: Oferecimento de capacitação aos professores e equipe técnica, com temas de prevenção e práticas saudáveis.


- Suporte de orientação ao Projeto de Vida escolhido e desenvolvido pela escola que adere ao projeto.

- Realização de palestras interativas para alunos e comunidade escolar, utilizando abordagens positivas para conscientizar sobre os riscos das drogas e promover a importância da educação emocional.

 

Para mais informações:

cenpren.sejupa@gmail.com