Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas inicia com sessão solene no parlamento estadual

Enviado por igor.oliveira em Seg, 19/06/2023 - 14:12

Uma sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) marcou, nesta segunda-feira, 19, a abertura da Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas 2023, organizada pela Secretaria de Estado de Justiça (Seju), em parceria com diversos órgãos. A sessão desta segunda-feira foi uma proposição do deputado estadual Fábio Freitas e contou com a participação de estudantes da rede pública estadual e de pessoas e instituições que trabalham no combate às drogas. Ao final do ato, elas foram homenageadas com diplomas de reconhecimento.

 

O secretário de Estado de Justiça, Evandro Garla, abriu a sessão falando sobre a importância do trabalho que o Governo do Estado vem realizando em prol do combate às drogas no Pará. “É importante parabenizar o governador Helder Barbalho, que tem incentivado muito o trabalho de prevenção às drogas. Logo que assumimos a secretaria, colocamos para ele cinco projetos prioritários e este, de prevenção e combate às drogas, foi apontado como um dos mais importantes. Sabemos que não é trabalho um fácil, pois existem muitas forças contrárias, contudo, não podemos e não vamos ficar parados diante do cenário desafiador que existe. Vamos seguir trabalhando em parceria com os outros poderes, terceiro setor e toda a sociedade interessada em ajudar a realizar atividades culturais, esportivas, lúdicas e de empreendedorismo, que são ações de prevenção e combate às drogas”, destacou.

 

O deputado Fábio Freitas lembrou que a Semana Paraense foi criada pela Lei Estadual nº. 5.992/1996 e que o objetivo é chamar a atenção da sociedade para a temática. “Está é uma semana de conscientização, durante a qual o sistema estadual e parceiros que integram essa rede de atenção realizam esse trabalho de diálogo sobre políticas públicas, projetos e programas voltados para a prevenção e combate às drogas”, explicou.

 

Alunos das escolas estaduais Salesiana do Trabalho e Edvaldo Brandão, de Belém, acompanharam a sessão ocorrida no Plenário Newton Miranda, da Alepa. A promotora de Justiça Ana Cláudia Pinho, representante do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), falou sobre como a prevenção às drogas deve ser a prioridade, para que a situação não precise chegar ao momento da repressão.

 

“Eu sou promotora de justiça da área criminal e, infelizmente, vemos, muitas vezes, situações envolvendo as drogas que chegam até o judiciário, a prisão, entre outras. E afirmo que o mais importante e fundamental é evitar que se chegue até esse momento. Por isso, estamos sempre à disposição para ajudar a debater esse assunto que é tão importante”, frisou.

 

Nesta terça-feira, dia 20, uma ação de prevenção e de cidadania vai ser realizada, a partir das 8h, na Escola Estadual D. Pedro II, no bairro do Marco, em Belém. A programação é aberta ao público estudantil e a comunidade, que poderão usufruir de diversos serviços e atividades lúdicas, de forma gratuita.