No terceiro dia de ações da Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas 2023, organizada pela Secretaria de Estado de Justiça (Seju), a programação chegou a Altamira, no sudoeste do Estado. Na manhã desta quarta-feira, 21, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi realizado o Encontro da Rede Intersetorial de Políticas Públicas sobre Drogas. O evento reuniu representantes das áreas da educação, saúde, assistência social e segurança pública, entre outras, para discutir as diretrizes da Política Estadual sobre Drogas, além de promover a aproximação entre as redes estadual e municipal de prevenção e combate às drogas.
O encontro foi aberto pelo secretário de Estado de Justiça, Evandro Garla, que destacou o papel da Seju na articulação das ações de prevenção e combate às drogas por todo o Estado. “Recebemos do governador Helder Barbalho a missão de reposicionar a Secretaria de Justiça e o trabalho da nossa Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Drogas, a Cenpren, por meio da qual estamos desenvolvendo uma série de atividades para atender essa necessidade e é por isso que estamos hoje aqui em Altamira, também em função do que está previsto no Plano Plurianual”, frisou.
O procurador do município de Altamira, Ricardo Barbosa, pontuou a função importante de Altamira como cidade polo da região, inclusive para a discussão de temas complexos como o uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas. “Para nós, é muito relevante poder concentrar as discussões sobre as drogas aqui no Estado, até porque queremos atuar como multiplicadores dessas políticas de prevenção e combate, pois sabemos que as drogas, muitas vezes, são a porta de entrada para o cometimento de muitos outros delitos”, analisou.
O diretor da décima Diretoria Regional de Ensino (DRE) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), André Luís Silva, ressaltou a necessidade de se conversar sobre o assunto das drogas, não apenas dentro das escolas, mas na sociedade como um todo. “Juntos, nós podemos buscar mais formas de combater, prevenir, informar e educar nossos jovens sobre esse tema, que infelizmente ainda traz muitas mazelas para a nossa sociedade. No nosso caso, como educadores, temos que preparar o alunado não só para vestibulares, mas para a vida, para que eles possam aprender a conviver e se tornar cidadãos de bem, que saibam dizer não na hora certa”, opinou.
Durante a tarde, a programação da Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas 2023 ainda proporcionou um bate-papo sobre drogas para alunos da Escola Estadual Polivalente de Altamira. Os estudantes ficaram impressionados com os malefícios que o uso de entorpecentes pode causar, apresentados pelos técnicos da Cenpren, da Seju. “É muito bom para os alunos e jovens entender sobre isso, porque a gente precisa se preparar, caso surja uma proposta nas nossas vidas. A gente não deve julgar as pessoas, mas não é porque os outros fazem uso de drogas que a gente deve fazer também, principalmente sabendo sobre os malefícios que elas trazem para o nosso corpo”, contou a aluna do primeiro ano do Ensino Médio da escola, Kaylane Alves, de 15 anos.
Nesta quinta-feira (22), ainda em Altamira, a Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas promove, também no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Altamira, a partir das 8h, uma capacitação em prevenção ao uso de drogas para servidores da área de educação do município. Já na sexta, dia 23, a partir das 8h, Altamira recebe a Marcha contra as Drogas 2023, nas ruas 7 de Setembro e 10 de Novembro, no centro da cidade.