A Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PA), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça (Seju), celebrou, nesta sexta-feira (25), seus 35 anos de instalação, com bolo para os consumidores que estiveram na sede do órgão. O secretário de Estado de Justiça, Evandro Garla, e a diretora do Procon-PA, Gareza Moraes, participaram da comemoração, que terá um segundo momento no próximo dia 4 de setembro, quando uma sessão solene será realizada pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), a fim de marcar a passagem de 35 anos do serviço.
Gareza Moraes explicou aos consumidores presentes sobre a atuação do órgão e ressaltou a importância da confiança da população no trabalho do Procon. “A reclamação de um consumidor ao Procon nunca fica em vão. Mesmo que, em algum momento, possa não haver um acordo, o Procon acompanhará o consumidor até o final, mesmo que o nosso trabalho vá até um limite”, observou.
O Procon Pará é responsável pela execução da política estadual de proteção e defesa do Secretário Evandro Garla. O titular da Seju, Evandro Garla, reconheceu o esforço realizado diariamente pelos servidores do órgão e disse que a Seju está em busca de melhorar cada vez mais o atendimento ao público. “Parabenizo e agradeço toda a equipe do Procon Pará pela dedicação e empenho. Estamos em contato com o governador Helder Barbalho e vice-governadora Hanna Ghassan, apresentando as nossas pautas, e eles estão totalmente sensíveis e disponíveis para ajudar a fortalecer o Procon Pará”, afirmou.
A Assistente administrativa Celeste Souza é servidora efetiva da Seju e trabalha há 30 anos no Procon. Para ela, fazer parte da história do órgão é motivo de orgulho e alegria. “De todos os lugares onde trabalhei, sem dúvida, o Procon foi aquele com o qual mais me identifiquei, todos aqui me conhecem e recorrem a mim quando precisam de ajuda. Então, eu sou muito feliz com o meu trabalho e busco aprender sempre mais”, disse.
Renegocia! - O aniversário do Procon-PA ocorre em meio à realização do mutirão Renegocia!, que segue até o dia 31 deste mês, cujo objetivo é evitar o superendividamento e ajudar os consumidores a negociar suas dívidas que já estejam comprometendo o orçamento básico. Até o momento, cerca de R$ 4 milhões em dívidas foram levados pelos consumidores ao mutirão, principalmente relacionados a dívidas bancárias e com as concessionárias de energia elétrica e de água.
O aposentado Paulo Roberto Silva, de 58 anos, disse que tinha um débito com a companhia de água há dez anos, mas ainda não tinha conseguido negociar de maneira satisfatória. “Aqui no Procon, me ofereceram condições muito mais atraentes, então, estou certo de que agora vou conseguir me livrar dessa dívida”, comemorou.
Para participar do mutirão basta procurar um dos polos do Procon, em Belém. A sede, na Rua Municipalidade, 1636, esquina com a Soares Carneiro, no Umarizal; a Estação Cidadania, que funciona no Shopping Pátio Belém, na Travessa Padre Eutíquio, e as Usinas da Paz dos bairros Icuí e Cabanagem. O horário é das 8h às 14h, com a distribuição de senhas logo no início do atendimento. É importante que o consumidor leve os documentos pessoais e os relacionados à dívida. Em geral, o Procon dá um prazo de dez dias para que a empresa credora dê um retorno sobre a reclamação do cliente.