Conselheiros debatem o papel da educação na prevenção ao uso de drogas

Enviado por igor.oliveira em Qua, 30/08/2023 - 09:31

O Conselho Estadual sobre Drogas (Coned), vinculado à Secretaria de Estado de Justiça (Seju), participou nesta quarta-feira (30) do terceiro dia do III Simpósio Intersetorial de Prevenção às Drogas, em Santarém, no Oeste do Pará. No auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa), as conselheiras do Coned - que representam o poder público e a sociedade civil - apresentaram as atribuições de cada órgão envolvido no Conselho e o papel que cada um desempenha aos servidores da rede de atenção e prevenção às drogas e estudantes atendidos pelo Programa de Resistência às Drogas (Proerd), oferecido pela Polícia Militar, por meio de parceria firmada entre Estado e prefeitura.

 

A conselheira representante da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Giovana Costa, falou sobre temas concernentes à educação pública estadual e sua relação com a prevenção às drogas, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a importância da escola no combate e prevenção às drogas, adolescência e vulnerabilidade.

 

Representante do grupo de apoio Amor Exigente, a advogada e voluntária Patricya Santos ressaltou a importância dos grupos de apoio no processo de tratamento e acolhimento aos dependentes químicos. Segundo ela, é fundamental para quem enfrenta esse problema buscar uma rede de apoio. “Todos que convivem com um dependente químico são afetados pelos efeitos dessa doença. Quando em grupo, os familiares percebem que não estão sozinhos e se fortalecem”, frisou.

 

Vulnerabilidade - A conselheira e representante da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Luciara Moraes, destacou algumas causas importantes para o tráfico de drogas, como a vulnerabilidade econômica e a falta de políticas públicas conjuntas, que envolvam poder público, associações e outras entidades. “Muitos jovens se envolvem com o tráfico de drogas seja como vendedores nas ruas ou transportadores”, pontuou.

 

Elisena Uchôa, representante da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), falou sobre as complicações decorrentes do uso de álcool e outras drogas. A internação desses doentes também foi analisada por ela. “A internação só é terapêutica quando todos os recursos, de fato, foram usados, incluindo as regulamentações, portarias, normas etc”, acrescentou.

 

Nesta quinta-feira (31), dentro da programação da Semana Municipal de Prevenção às Drogas de Santarém, a equipe técnica da Coordenadoria de Prevenção de Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Drogas (Cenpren) ministrará palestras sobre prevenção às drogas em escolas da rede estadual. À noite, a programação será encerrada com a grande Marcha contra as Drogas, que vai percorrer as principais ruas da cidade.